IoT e Big Data

IoT é uma constelação de rápido crescimento de sensores conectados à internet, conectados a uma grande variedade de dispositivos. Estes sensores podem tomar uma infinidade de decisões, as conexões de internet podem ser wireless, enquanto os dispositivos podem ser literalmente qualquer objeto (vivo ou inanimado) ao qual você pode anexar ou incorporar um sensor. Se você carrega um smartphone, por exemplo, você está com um dispositivo de vários sensores, e muitas de suas atividades do dia-a-dia podem ser rastreadas, analisadas e agendadas.

Já o Big Data, enquanto isso, é um universo caracterizado por “quatro Vs”: volume, variedade, velocidade e veracidade. Ou seja, os dados vêm em grandes quantidades (volume), são uma mistura de informações estruturadas e não estruturadas (variedade), são coletados com grande rapidez, muitas vezes em tempo real (velocidade) e podem ser de proveniência incerta (veracidade). Estas informações não são adequadas para processamento usando os sistemas tradicionais de gerenciamento de banco de dados e, por isso, uma variedade de plataformas e tecnologias tem evoluído para atender a este novo universo de “mineração de dados”.

Em quais áreas IoT e Big Data já mudaram o jogo:

IoT e Big Data estão crescendo rapidamente e estão configurados para transformar muitas áreas dos negócios e da vida cotidiana. Mas quais setores específicos já sentem o impacto disruptivo desta nova realidade?

Em 2016, a International Data Corporation (IDC), consultoria que é líder global no mercado de consumo de Tecnologia da Informação já observava que: “Hoje, mais de 50% da atividade de IoT é centrada nas aplicações de fabricação, transporte, cidades inteligentes e conexão com o consumidor, mas dentro de cinco anos, todas as indústrias terão lançado iniciativas IoT”.

 

Ainda segundo os dados da IDC, o IoT deve impactar, especialmente, cinco áreas:

  • Novos modelos de negócio: IoT ajudará companhias a criar novas soluções e linhas de produtos, acelerando o mercado e respondendo deforma mais ágil às necessidades dos seus clientes.

  • Diversificação do fluxo de receitas: IoT será capaz de ajudar as companhias a monetizar serviços adicionais além das suas linhas tradicionais de negócios.

  • Monitoramento global de negócios: IoT possibilitará que as companhias monitorem seus processos desde supplychain até o pós-venda, gerando processos mais ágeis e identificando oportunidades de melhoria imediata.

  • Operações eficientes: acesso a informação autônoma de diversos pontos do negócio permitirá desde a tomada de decisões imediatas para prevenção de crises a mudanças de logística, precificação e vendas de uma operação enquanto ela ainda está em andamento.

Desafios e Oportunidades para quem quer desenvolver projetos:

  • Para se adaptar à realidade mutante da intercessão entre IoT e Big Data também será necessário estar preparado para superar desafios como farta infraestrutura necessária para o processamento dos dados gerados, falta de regulamentação ou legislação específica e até mesmo de mão de obra especializada para este mercado.

  • No mundo todo, entretanto, o potencial de inovação, renovação econômica e geração de novas oportunidades de negócio, trabalho e conhecimento colocam o Iot e Big Data como vetores de transformação radical capazes de nos levar a um novo estágio de desenvolvimento.

Solicite o serviço de IoT e Big Data

Preencha o formulário, para que um de nossos colaboradores entre em contato com você.